Lembrança negativa da Síria

http://conexaoarabe.blogspot.com
 As sírias não são receptivas

Todo lugar por mais perfeito que possa ser, sempre terá um defeito e se você não souber administrar isso, pode ser um problemão, especialmente se você estiver em lugar muito diferente do seu.

Nas duas viagens que fiz a Síria, uma coisa me chamou muito atenção e me incomodou um bocado. As mulheres locais . E vou explicar o porque.

Durante os dias que passei na Síria eu percebi que a mulheres ocidentais não são bem recebidas pelas locais e em especial as estrangeiras que tem relacionamentos com os sírios.

Durante toda minha estada na Síria, as únicas mulheres que foram gentis comigo além da minha sogra, cunhada e esposas dos irmãos dele, eu posso contar nos dedos, cerca de 3 a 4 mulheres. Levando em conta as duas viagens. Talvez um esteja exagerando um pouquinho ...  rsrsrsrsr.

Quando eu saia sozinha eu era praticamente ignorada por elas e quando estava com ele eu era fuzilada com os olhos, me empurravam e paqueravam o meu então noivo na minha frente e sem nenhum pudor. E ele coitado não podia nem olhar para os lados que eu beslicava ele até dizer chega .... rsrsrsrrs.

Eu reclamava com ele e amigos o porque daquele comportamento muito grosseiro para se ter com uma turista, eles me diziam que era inveja ou ciumes e eu não entendia o porque de tanta raiva contra mim. Certa vez quase saí do tapa com uma la no souk hamadyah, uma garota me deu um empurrão de propósito e saiu rindo, ai o sangue latino falou mais alto e não teve jeito, ele me puxou e disse não aceite as provocações, pois não passa de inveja, porque você tem um noivo e ela não, mesmo você sendo estrangeira você esta noiva e ela não, então ignore.


Eu acho que religião é uma coisa e educação e boas maneiras são outra, afinal de contas eu era turista la que estava consumindo e trazendo divisas para o país.

Mas isso não maculou a boa imagem que eu tenho da Síria, mas me incomodou muito e eu senti isso mais em Damasco do que em outros lugares da Síria, achei estranho porque quem mora em capitais e cidade grandes geralmente estão mais acostumados com a presença de estrangeiros .

Isso serve de alerta para mulheres que pretendem viajar sozinhas para Síria ou tem namorado, noivo ou marido de lá mas ainda não conheceu o pais, para não serem pegas de surpresa com os fuzilantes olhares na sírias invejosas.

Eu realmente amo a Síria mais isso de fato aconteceu e me incomodou muito e espero que na próxima viagem eu não tenha que passar por isso.

Quando eu estava voltando para o Brasil, eu estava conversando com duas meninas que estudavam na Rússia e tinham passado pelo mesmo problema com as russas que morriam de ciumes delas.

Parece que as estrangeiras não gostam muito de nós brasileiras e que nós sempre seremos vitimas de olhos fuzilantes.

Isso foi desabafo que precisava fazer.
Outras mulheres que conversei sobre o assunto no Orkut, não tiveram problema algum , porém elas não tinham relaciomaneto com sírios. Talvez como senti essa " rejeição" na primeira viagem, na segundo vez já cheguei armada  para um conflito.

Na Turquia já não tive esse tipo de problema. Acho que foi falta de sorte nesse sentindo.
Quando estava esperando para embarcar na epoca da segunda viagem, eu comeceia conversar com uma moça muito bonita, que estava indo para Kartoun no Sudão para visitar o marido que trabalhava na embaixada brasileira de lá e  ela teve os mesmo problemas que eu e olha que o marido era brasileiro nem de la era.

Salam







You May Also Like

2 comentários.

  1. Credo Andréia! :( Realmente fiquei muito triste ao ler esse post... sempre imaginei que um país tão maravilhoso como a Síria tivesse mulheres mais acolhedoras com as turistas brasileiras... Eu realmente não conheço muitos sírios, só conheço a dona de uma lanchonete árabe aqui em SP, que é uma simpatia e um doce de pessoa!
    Eu particularmente, só conversei com 3 rapazes sírios pela internet, 2 eram completamente idiotas rsrsrs e um era educadíssimo e de muito respeito.
    Mas fiquei curiosa, como elas sabiam que vc era brasileira? Afinal se eu não soubesse sua nacionalidade, vc passaria tranquilamente por uma moça síria na minha percepção rsrsrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Salam Janaina !!!

    Olha as unicas mulheres que foram amigaveis comigo além das mulheres da familia, como mãe, irmã, cunhadas, tias etc ... foram acho que as mulheres do hotel que fiquei, a menina de um cafe e uma ou outra que falava comigo e muitas das vezes eram de outros paises como Kuwait, Líbano.
    Eles sabem que eu não sou de lá ... sem ao menos abrir a boca ... eles sabiam que eu era estrangeira. Quando falava que era brasileira eles me tratavam super bem. Os homens e as mulheres que não eram da minha faixa etaria como as senhoras e as adolescentes. Mas as moças que em tese seriam da mesma idade e disputariam o mesmo tipo de homem, como no caso meu namorado. Eles eram super agressivas ... eu estranhei bastante. Mesmo quando saia sozinha eu precebia que elas me olhavam com olhos ruins sabe.
    Elas não gostam muito das latinas porque estão perdendo os homens pra nós.
    Eles sabem que não somos de lá mesmo que eu saisse toda coberta.
    Acho que éo jeito de andar, de falar, de dirigir aos homens, que entregam que não somos de lá.
    É uma pena mas pelos menos os homens sírios vão com a minha cara ..... pelo menos isso né.

    Bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!